mardi 23 mars 2010

CAABA

A CAABA


A Caaba é uma pedra preta provavelmente um pedaço de asteróide que se chocou com a Terra. Desde a antguidade a Caaba era uma pedra sagrada e que os pagãos e idólatras e de toda a Arábia e Oriente Médio concorriam para peregrinações. A família do Clã dos Coraitixas desde cedo soube se aproveitar desta pedra para explorar os peregrinos comercialmente, já que suas casas e fontes de água estavam mais próximas da Pedra Caaba.

A pedra se encontra na cidade (hoje) sagrada dos muçulmanos, Meca. Esta cidade segundo a lenda teria sido construída por Adão, o que é improvável, porque as descrições do jardim do Éden mostra que a localização do Éden esta mais ao noroeste, na Mesopotâmia, porque a Bíblia fala que do rio saia 4 rios, sendo dois deles conhecidos, o Tigre e o Eufrates. O que se sabe de fato é que o povo que fundou Meca foram os Khozâ´a já na Era Cristã.


A pedra negra (al-Hadshar al-Aswad) Caaba, segundo o islamismo teria sido dada a Abraão pelo arcanjo Gabriel, a Caaba mede 12 X 10 X15 metros e se chama “bayt Alláh” (Casa de Deus).

“Em 931, a pedra Negra foi objeto de um roubo perpetrado por membros de uma seita islâmica e transportada ao Bahrein. Vinte anos depois, depois de árduas negociações diplomáticas, a pedra foi devolvida a Meca.”
(Fonte: http://www.portalplanetasedna.com.ar)


HAYY

Este é o nome da peregrinação a Meca e TAWAF é o nome que se dá as sete voltas que os peregrinos devem fazer em volta da Caaba, sempre no sentido inverso ao relógio. Todo muçulmano deve dirigir suas orações no sentido da Caaba, hoje me dia existe uma bússola específica para muçulmanos localizarem a direção de Meca quando forem fazer suas orações diárias.

















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire