dimanche 28 juin 2009

"AL-FÁTIHA" - A ABERTURA

"AL-FÁTIHA"
(A ABERTURA)

1ª SURATA
Revelada em Makka; 7 versículos.
1 Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.(2)
2 Louvado seja Deus, Senhor(3) do Universo,
3 Clemente, o Misericordioso,
4 Soberano do Dia do Juízo.
5 Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!

(O ISLAMISMO É UMA RELIGIÃO MONOTEÍSTA, ADORA UM SÓ DEUS, AQUI É DITO QUE SÓ A TI IMPLORAMOS.)


(JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS SÃO MONOTEÍSTAS)

6 Guia-nos à senda reta,
7 À senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados(4).
(ABOMINADOS É UMA REFERÊNCIA AOS QUE NÃO SÃO MUÇULMANOS E EXTRAVIADOS SÃO OS QUE ABANDONARAM O ISLAMISMO)

"AL BÁCARA"
(A VACA)
Revelada em Madina, 286 versículos.
2ª SURATA
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
1 Alef, Lam, Mim(5).
2 Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus;
3 Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos;
4 Que crêem no que te foi revelado (ó Mohammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida.
5 Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes serão os bem-aventurados.
6 Quanto aos incrédulos, tento se lhes dá que os admoestes ou não os admoestes; não crerão.
7 Deus selou os seus corações e os seus ouvidos; seus olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.
8 Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis(6).
(O MONOTEISMO E A CRENÇA NO JUIZO FINAL SÃO RELEVAÇÕES DIVINA CONTIDA NAS ESCRITURAS JUDAICO-CRISTÃS E QUE O ISLAMISMO TOMOU EMPRESTADO PARA FAZER PARTE DO SEU CREDO)

9 Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso.
10 Em seus corações há morbidez, e Deus os aumentou em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas mentiras.
11 Se lhes é dito: Não causeis corrupção na terra, afirmaram: Ao contrário, somos conciliadores.
12 Acaso, não são eles os corruptores? Mas não o sentem.
13 Se lhes é dito: Crede, como crêem os demais humanos, dizem: Temos de crer como crêem os néscios? Em verdade, eles sãos os néscios, porém não o sabem.
14 Em quando se deparam com os fiéis, asseveram: Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores, dizem: Nós estamos convosco; apenas zombamos deles.
15 Mas Deus escarnecerá deles e os abandonará, vacilantes, em suas transgressões.
16 São os que trocaram a orientação pelo extravio; mas tal troca não lhes trouxe proveito, nem foram iluminados.
17 Parecem-se com aqueles que fez arder um fogo; mas, quando este iluminou tudo que o rodeava, Deus extinguiu-lhes a luz, deixando-os sem ver, nas trevas.
(LUZ E TREVAS, BEM E MAL, VERDADE E MENTIRA SÃO CONCEITOS DUALISTICOS QUE ACOMPANHAM A HUMANIDADE)

18 São surdos, mudos, cegos e não se retraem (do erro).
19 Ou como (aquele que, surpreendidos por) nuvens do céu, carregadas de chuva, causando trevas, trovões e relâmpagos, tapam os seus ouvidos com os dedos, devido aos estrondos, por temor à morte; mas Deus está inteirado dos incrédulos.
20 Pouco falta para que o relâmpago lhes ofusque a vista. Todas as vezes que brilha, andam à mercê do seu fulgor e, quando some, nas trevas se detêm e, se Deus quisesse, privá-los-ia da audição e da visão, porque é Onipotente.
21 Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis virtuosos(7).
(ESTARIA O ALCORÃO INSTIGANDO O CULTO AOS MORTOS?)

22 Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento. Não atribuais rivais(8) a Deus, conscientemente.


(A CAABA)


23 E se tendes dúvidas a respeito do que revelamos ao Nosso servo (Mohammad), componde uma surata semelhante à dele (o Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas, independentemente de Deus, se estiverdes certos.
24 Porém, se não o dizerdes – e certamente não podereis fazê-lo – temei, então, o fogo infernal cujo combustível serão os idólatras e os ídolos; fogo que está preparado para os incrédulos.

( A CRENÇA NO INFERNO DE FOGO TAMBÉM FOI EMPRESTADO DO CRISTIANISMO QUE JÁ ERA PRATICADO A SETE SÉCULOS ANTES DO ISLAMISMO, É NOTÓRIO A INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO NO ISLAMISMO)

25 Anuncia (ó Mohammad) os fiéis que praticam o bem que obterão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Toda vez que forem agraciados com os seus frutos, dirão: Eis aqui o que nos fora concedido antes! Porém, só o será na aparência. Ali terão companheiros imaculados e ali morarão eternamente(9).
26 Deus não Se furta em exemplificar com um insignificante mosquito(10) ou com algo maior ou menor do que ele. E os fiéis sabem que esta é a verdade emanada de seu Senhor. Quanto aos incrédulos, asseveram: Que quererá significar Deus com tal exemplo? Com isso desvia muitos e encaminha muitos outros. Mas, com isso, só desvia os depravados.
27 Que violam o pacto com Deus, depois de o terem concluído; separam o que Deus tem ordenado manter unido e fazem corrupção na terra. Estes serão desventurados.
28 Como ousais negar a Deus, uma vez que éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos ressuscitará e então retornais a Ele?
29 Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez, ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.

( A BÍBLIA FALA DE TERCEIRO CÉU {II CORINTIOS 12.2: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu. “ MAS A BÍBLIA NADA FALA DE SÉTIMO CÉU)

30 (Recorda-te ó Profeta) de quando teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um legatário na terra! Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem alí fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós ignorais.
31 Ele ensinou a Adão todos os nomes e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdes certos(11).
32 Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque somente Tu és Prudente, Sapientíssimo.
33 Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vos disse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
34 E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, exceto Lúcifer(12) que, ensoberbecido, se negou, e incluiu-se entre os incrédulos.

(ESTE VERSÍCULO APONTA UM ABSURDO DO ISLAMISMO, DEUS TERIA MANDADO OS ANJOS SE PROSTAREM PERANTE ADÃO. E JUSTAMENTE LÚCIFER FOI O ÚNICO QUE SE RECUSOU A CUMPRIR ESTA ORDEM ABSURDA. ESTA ABERRAÇÃO TEOLÓGICA NOS LEVA A CRER QUE O ÚNICO ANJO QUE SE MANTEVE FIEL A DEUS E ADORANDO UM ÚNICO DEUS, FOI LÚCIFER E QUE ESTE FOI ELIMINADO POR NÃO PRATICAR IDOLATRIA, TAMBÉM VEMOS QUE NA DEMONOLOGIA ISLÂMICA, O DIABO SURGIU DEPOIS DA EXISTÊNCIA DO HOMEM, ENQUANTO NA DOUTRINA JUDAICO-CRISTÃ, O DEMÔNIO PREEXISTIA AO HOMEM. OUTRA INCONCRUÊNCIA DO ISLAMISMO É QUE O HOMEM É QUE SERVIU DE TROPEÇO PARA LÚCIFER SE TORNAR SASTANÁS, ENQUANTO NA BÍBLIA, O HOMEM SE TORNA DECADENTE POR CAUSA DE SATANÁS )



35 Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os iníquos.

(“determinamos” - DEUS FALANDO NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, INDICAÇAO DE QUE EM DEUS HÁ MAIS DE UMA PESSOA)



36 Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis residência e gozo transitórios.

(“então dissemos” – MAIS UMA INDICAÇÃO DA TRIUNIDADE DE DEUS APRECENDO NO ALCORÃO, DEUS FALANDO NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, NO LIVRO DE GÊNESIS, NA BÍBLIA DEUS TAMBÉM FALA NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL COMO EM GÊNESIS 1.28 QUE DIZ: “façamos o homem a nossa imagem e semelhança.”)

37 Adão obteve do seu Senhor algumas palavras de inspiração, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o Misericordioso.

(DE FATO ADÃO DEVE TER SE ARREPENDIDO DE TER PECADO, MAS OS EFEITOS DO PECADO CONTINUARAM SEGUINDO A HUMANIDADE, ENTRE ESTES EFEITOS, A DOENÇA E A MORTE)


38 E ordenamos: Descei todos aqui! Quando vos chegar de Mim a orientação, aqueles que seguirem a Minha orientação não serão presas do temor, nem se atribularão.

(O FATO DE DEUS TER MANDADO “TODOS” DESCER DAQUI É ENTENDIDO NA TEOLOGIA MUÇULMANA COMO SE REFERINDO A ADÃO, EVA E LÚCIFER. QUANTO AO FATO DE MANDÁ-LOS DESCER SUGERE QUE O PARAÍSO NÃO FICASSE LOCALIZADO NA TERRA, MAS EM UM PLANO OU DIMENSÃO ACIMA DESTA DIMENSÃO FÍSICA. NA VISÃO CRISTÃ, O PARAÍSO ERA TERRESTRE, POIS HÁ INDÍCIOS DE LOCAIS GEOGRÁFICOS NO PARAÍSO COMO O RIO TIGRE E EUFRATES, ALÉM DE CITAR O REINO MINERAL, VEGETAL E ANIMAIL PRESENTES NO PARAÍSO ONDE RESIDIAM ADÃO E EVA.)

39 Aqueles que descrerem e desmentirem os Nossos versículos serão os condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente.

(A DOUTRINA DO INFERNO ETERNO ENSINADA NA BÍBLIA É ACEITA NO ISLAMISMO, CONFORME ESTE TEXTO DO ALCORÃO.)

40 Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as quais vos agraciei. Cumpri o vosso compromisso, que cumprirei o Meu compromisso, e temei somente a Mim.

(DEUS, NO ISLAMISMO ESTÁ SE DIRIGINDO AO POVO DE ISRAEL, DANDO PRERROGATIVAS DE ESPECIAL ATENÇÃO A ESTE POVO QUE TINHA PACTO COM DEUS E COMPROMISSO COM ELE)

41 E crede no que revelei, e que corrobora a revelação que vós tendes; não sejais os primeiros a negá-lo, nem negocieis as Minhas leis a vil preço, e temei a Mim, somente,

(O ALCORÃO MOSTRA QUE O POVO DE ISRAEL RECEBEU REVELAÇÃO DIVINA)

42 E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.

43 Praticai a oração pagai o zakat e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.

(ZAKAT É UMA TAXA PAGA AO ESTADO NOS RITUAIS DE PURIFICAÇÃO)
44 Ordenais, acaso, às pessoas a prática do bem e esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o Livro? Não raciocinais?
(O LIVRO DA LEI DE MOISÉS É CITADO AQUI, UMA INDICAÇAO QUE O ALCORÃO ACEITA OS LIVROS DE GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS E DEUTERÔMIO COMO SAGRADOS)

45 Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes,

( A PRÁTICA DA ORAÇAO É TIDO EM ALTA CONSIDERAÇAO PELO ALCORÃO)

46 Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão.

47 Ó Israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos contemporâneos.


( NÃO DÁ PARA ENTENDER PORQUE OS MUÇULMANOS PERSEGUEM TANTO OS JUDEUS, QUANDO O PRÓPRIO LIVRO DO ALCORÃO TRATA OS ISRAELITAS COMO UMA NAÇAO ELEITA POR DEUS, INCLUSIVE CITADO AQUI NO ALCORÃO COMO PREFERIDA EM RELAÇAO AS DEMAIS NAÇÕES CONTEMPORANEAS DE ISRAEL.)

48 E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar por outra, nem lhe será admitida intercessão alguma, nem lhe será aceita compensação, nem ninguém será socorrido!

(REFEREÊNCIA AO DIA DO JUIZO, ONDE JÁ NÃO HÁ MAIS RAZÃO PARA A INTERCESSÃO)

49 Recordai-vos de quando vos livramos do povo do Faraó, que vos infligia o mais cruel castigo, degolando os vossos filhos e deixando com vida as vossas mulheres. Naquilo tivestes uma grande prova do vosso Senhor.

(MAIS UMA VEZ O ALCORÃO FALA DE DEUS COMO SENDO MAIS DE UMA PESSOA E CITANDO A ESCRAVIDÃO DOS HEBREUS NO EGITO, MOSTRANDO COMO DEUS ERA COM ISRAEL. NÃO DÁ PARA ENTENDER COMO OS MUÇULMANOS PODEM DETESTAR TANTO OS JUDEUS.)
50 E de quando dividimos o mar e vos salvamos, e afogamos o povo do Faraó, enquanto olháveis.

(O ALCORÃO IMPRESSIONANTEMENTE CITA DEUS FALANDO NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL: DIVIMOS, SALVAMOS E AFOGAMOS)

51 E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos.

(O TEXTO FAZ UMA CITAÇAO DO MOMENTO EM QUE MOISÉS SOBE AO MONTE SINAI PARA BUSCAR AS PEDRAS COM OS DEZ MANDAMENTOS E QUE NA AUSÊNCIA DE MOISÉS O POVO ADOROU O BEZERRO DE OURO, IBIS, UMM DEUS EGÍPCIO).

42 Então, indultamo-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos.

(MESMO COM A IDOLATRIA DO POVO, DEUS NÃO VOLTOU ATRÁS DO SEU PACTO DE FAZER DE ISRAEL UMA GANDE NAÇÃO, INDULTANDO E PERDOANDO O POVO, AINDA QUE ELIMINANDO OS QUE ADORARAM O BEZERRO)

53 E de quando concedemos a Moisés o Livro e o Discernimento, para que vos orientásseis!
(O ALCORÃO ACABA DANDO AVAL OU FORNEÇENDO UM PROVA EXTERIOR DA CANONIZAÇÃO DOS LIVROS DO PENTATEUCO DA BÍBLIA, POIS ESTA SURAT FALA COMO DEUS DEU A MOISÉS O LIVRO E O DISCERNIMENTO PARA ESCREVER AS LEIS)

AS SURATAS (CAPÍTULOS) DO ALCORÃO

O ALCORÃO

Iremos fazer o estudo do Alcorão baseado na tradução de Samir El Hayek
São Paulo, 1415 H. 1994 d.C.



CARCTERÍSITICAS DO ALCORÃO

Os muçulmanos se jactam de que o Islamismo tem como pedra fundamental o Alcorão, um livro que foi escrito por Maomé e que suas características são as seguintes:

1 – o texto original foi preservado
2 – o Alcorão foi escrito por um só autor e em um único período da história
3 – o Alcorão foi escrito em uma única língua e que ainda é plenamente utilizada por muitos povos, isto é, a língua árabe.
4 – o alcorão foi ensinado e traduzido para muitos povos em volta do mundo.



O ALCORÃO é divido em 114 capítulos, ou suratas, cada uma delas tem um nome como segue abaixo:

Nº da Surata
Nome
Tradução



AL-FÁTIHA
Abertura

AL BÁCARA
A Vaca

ÁAL ‘IMRAN
A Família de Imran

AN NISSÁ
As Mulheres

AL MÁIDA
A Mesa Servida

AL AN’AM
O Gado

AL A’RAF
Os Cimos

AL ANFAL
Os Espólios

AT TAUBAH
O Arrependimento
10ª
YUNIS
Jonas
11ª
HUD
Hud
12ª
YOUSSIF
José
13ª
AR RA’D
O Trovão
14ª
IBRAHIM
Abraão
15ª
AL HIJR
Alhijr
16ª
AN NAHL
As Abelhas
17ª
AL ISRÁ
A Viagem Noturna
18ª
AL CAHF
A Caverna




19ª
MÁRIAM
Maria
20ª
TAHA
Taha
21ª
AL ANBIYÁ
Os Profetas
22ª
AL HAJJ
A Peregrinação
23ª
AL MUMINUN
Os Fiéis
24ª
AN NUR
A Luz
25ª
AL FURCAN
O Discernimento
26ª
ACH CHU’ARÁ
Os Poetas
27ª
AN NAML
As Formigas
28ª
AL CASSAS
As Narrativas
29ª
AL ‘ANKABUT
A Aranha
30ª
AR RUM
Os Bizantinos
31ª
LUCMAN
Lucman
32ª
AS SAJDA
A Prostação
33ª
AL AHZÁB
Os Partidos
34ª
SABÁ
Sabá
35ª
FÁTER
O Criador
36ª
YA SIN
Yá Sin
37ª
AS SÁFAT
Os Enfileirados
38ª
SAD
A Letra Sad
39ª
AZ ZÚMAR
Os Grupos
40ª
GHÁFER
O Remissório
41ª
FÚSSILAT
Os Detalhados
42ª
AX XURA
A Consulta
43ª
AZ ZÚKHRUF
Os Ornamentos
44ª
AD DUKHAN
A Fumaça
45ª
AL JÁSSIYA
O Genuflexo
46ª
AL AHCAF
As Dunas
47ª
MOHAMMAD
Mohammad
48ª
AL FATH
O Triunfo
49ª
AL HUJJURAT
Os Aposentos
50ª
CAF
A Letra Caf
51ª
AZ ZÁRIAT
Os Ventos Disseminadores
52ª
AT TUR
O Monte
53ª
AN NAJM
A Estrela
54ª
AL CAMAR
A Lua
55ª
AR RAHMAN
O Clemente





56ª
AL WÁQUI’A
O Eventos Inevitável
57ª
AL HADID
O Ferro
58ª
AL MUJÁDALA
A Discussão
59ª
AL HAXR
O Desterro
60ª
AL MUMTAHANA
A Examinada
61ª
AS SAF
As Fileiras
62ª
AL JUMU’A
A Sexta-Feira
63ª
AL MUNÁFICUN
Os Hipócritas
64ª
AT TAGHÁBUN
As Defraudações Recíprocas
65ª
AT TALAC
O Divórcio
66ª
AT TAHRIM
As Proibições
67ª
AL MULK
A Soberania
68ª
AL CALAM
O Cálamo
69ª
AL HÁCCA
A Realidade
70ª
AL MA’ARIJ
As Vias de Ascensão
71ª
NUH
Noé
72ª
AL JIN
Os Gênios
73ª
AL MUZAMIL
O Acobertado
74ª
AL MUDASSIR
O Emantado
75ª
AL QUIÁMA
A Ressurreição
76ª
AL INSAN
O Homem
77ª
AL MURSALAT
Os Enviados
78ª
AN NABA
A Notícia
79ª
AN NÁZI’AT
Os Arrebatadores
80ª
ÁBAÇA
O Austero
81ª
AT TAQÜIR
O Enrolamento
82ª
AL INFITAR
O Fendimento
83ª
AL MUTAFFIFIN
Os Fraudadores
84ª
AL INXICAC
A Fenda
85ª
AL BURUJ
As Constelações
86ª
AL TÁRIC
O Visitante Noturno
87ª
AL A’LA
O Altíssimo
88ª
AL GHÁXIYA
O Evento Assolador
89ª
AL FAJR
A Aurora
90ª
AL BALAD
A Metrópole
91ª
AX XAMS
O Sol
92ª
AL LAIL
A Noite
93ª
ADH DHUHÁ
As Horas da Manhã
94ª
AX XARH
O Conforto
95ª
AT TIN
O Figo
96ª
AL ‘ALAC
O Coágulo
97ª
AL CADR
O Decreto





98ª
AL BAYINAT
A Evidência
99ª
AZ ZALZALA
O Terremoto
100ª
AL ‘ADYAT
Os Corcéis
101ª
AL CÁRI’A
A Calamidade
102ª
AT TACÁÇUR
A Cobiça
103ª
AL ‘ASR
A Era
104ª
AL HÚMAZA
O Difamador
105ª
AL FIL
O Elefante
106ª
CORAIX
Os Coraixitas
107ª
AL MÁ’UN
Os Obséquios
108ª
AL CAUÇAR
A Abundância
109ª
AL CÁFIRUN
Os Incrédulos
110ª
AN NASR
O Socorro
111ª
AL MASSAD
O Esparto
112ª
AL IKHLÁSS
A Unicidade
113ª
AL FALAC
A Alvorada
114ª
AN NÁS
Os Humanos