jeudi 29 avril 2010

A ÁGUA E O RITUAL ISLÂMICO




No culto muçulmano, os fiéis são doutrinados para que se purifiquem ou se limpem com água antes das orações. É tradição islâmica o muçulmano lavar as mãos, os pés, o rosto e até as orelhas antes de orar. Nas mesquitas existem lavabos adaptados para os banhos que antecedem as orações.

“Também vale destacar que as condições de higiene do mundo muçulmano eram muito superiores ao mundo “cristão” devido ao caráter de purificação que a água
adquire para os muçulmanos, levando-os a se manterem limpos para as
freqüentes rezas diárias: hábito que muito contribuiu para a redução das
doenças nas regiões islâmicas.” (Licenciatura em História- Unimes)

lundi 26 avril 2010

BEDUÍNOS

BEDUÍNOS

Os povos beduínos vivem nos desertos no Oriente Médio, são nômades e amantes da liberdade, nunca se prenderam a uma nação, ou cultura local. A tendencia é cada vez mais diminuir o número de nômades que agora passam a viver sedentário. A etimologia da palavra que o designa é AL BEDU (habitantes das terras abertas).

CRIAÇÃO

Os beduínos enquanto livres para migrarem pelos desertos sempre se dedicaram a criação de cabras e não cultivavam a terra, o que exigiria o fim do seu estilo de vida sempre migratório. O camelo é o animal mais importante para um beduíno, pois é o seu meio de locomoção.

POPULAÇÃO/LOCALIZAÇÃO

Os beduínos vivem nos desertos desde o lado do oceano Atlântico do Saara, na África, até o Sinai e o deserto do Neguev em Israel, se estendendo até o Leste da Arábia Saudita. Tanto Israel como os países árabes estão fazendo pressão cada vez maior para que os beduínos abandonem este modo de vida e se estabeleçam nas terras vivendo com a civilização. Os problemas burocráticos e internacionais tem cada vez mais criado dificuldades para este estilo de vida. Ainda existem cerca de 160 mil só em Israel. A tribo predominante na Mauritânia são os Maquils.

CARACTERISTICAS

Eles são muitos hospitaleiros e de cara oferecem café para os visitantes. Se vestem em túnicas compridas e trazem na cabeça um turbante que protege a cabeça do sol escaldante do deserto. Os beduínos do Sinai que frequentam o Egito costuma se vestir com um capuz longo chamado Jalabiyya.

RELIGIÃO

Os beduínos abraçaram a fé islâmica, a qual esta inserida em sua vidas tribais, seguindo os preceitos sunitas do Islamismo.

HABITAÇÃO

Vivem em tendas, muito fácil de montar e desmontar. Geralmente possui dois compartimento, um masculino (ma'nad) e outro feminino (maharama).


CONCLUSÃO

Os beduínos são vistos como minorias primitivas no Oriente Médio, da mesma forma que os indígenas tupi, guarani e xavantes são vistos aqui do Brasil. Esta culturas tribais milenares estão fadadas a desaparecerem porque os próprios beduínos estão procurando o conforto da vida sedentária.





BIBLIOGRAFIA

http://www.holidayinisrael.com/
http://blogs.oxfam.org/fr/
http://mundoestranho.abril.com.br/
http://www.afrisson.com/Mauritanie
http://www.geographia.com/egypt/

vendredi 23 avril 2010

SUNITAS

SUNITAS

A maior subdivisão ocorreu entre sunitas e xiitas. Os primeiros, são os seguidores da “suna”, isto é, da tradição, equiparada ao próprio Corão, o texto sagrado. Os sunitas se opunham a sucessão dos descendentes de Ali, genro do profeta.(Unimes)





No Paquistão, muçulmanos sunitas retornam a casa, num comboio completamente ocupado, depois de terem participado numa reunião religiosa em Multan. Centenas de milhares de muçulmanos sunitas de todo o Paquistão juntaram-se durante três dias nesta cidade paquistanesa.(Fonte:notasaocafe.wordpress.com/2008/11/04/um-comboio/)

XIITAS

Afeganistão - Muçulmanos xiitas afegãos se flagelam durante o Ashura, em Cabul. A celebração, que dura dez dias, relembra os sete séculos de sofrimento de Imam Hussein, morto durante uma batalha em Kabala
(fonte: dois-em-cena.blogspot.com/2007/01/isso-de-ass...)




XIITAS

Os xiitas, por sua vez, eram minoria, mas defendiam o direito de sucessão
de Ali.(Unimes –Curso de História)